quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Projeto do ERECE DF 2010

APRESENTAÇÃO

O Encontro Regional de Casas de Estudante - ERECE é um evento de caráter político, pedagógico e cultural que busca alcançar seus objetivos através de discussões a respeito de temas relacionados ao ensino superior e ao aprimoramento da formação cidadã dos(as) participantes, particularmente daqueles(as) residentes em moradias estudantis. Além disso, representa um importante espaço de interação cultural e acadêmica, que proporciona uma excelente troca de experiências entre os(as) participantes do Encontro.
A Casa do(a)s Estudantes Universitário(a)s (CEU) constitui-se em um importante espaço de democratização do Ensino Superior Brasileiro. É, também, um espaço onde se dão relações de caráter educativo, politizador e de participação real no fortalecimento da cidadania.
A CEU representa um equipamento social de fundamental importância na aplicação da assistência estudantil, visto que viabiliza a permanência de estudantes de baixa renda nas Universidades Públicas. Garantir o acesso e permanência de estudantes no ensino superior, diminuindo o déficit habitacional por Moradia Estudantil são duas das funções prioritárias de uma CEU.
O movimento estudantil geral sempre teve uma ligação muito forte com as moradias estudantis. As primeiras moradias de que se tem notícia no Brasil foram “Repúblicas” de Ouro Preto/MG. Quando no período imperial (século XIX) grupos de estudantes com ideais republicanos se juntaram e foram morar em casarões e sobrados.  O próprio surgimento, portanto dessas repúblicas já foi em si, um ato político.
Na história recente, durante o período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985), as casas de estudantes serviram como locais estratégicos de refúgio e resistência. Desde 1987, o movimento melhor se articula nacionalmente com a criação da SENCE- Secretaria Nacional de Casas de Estudantes
 A SENCE é um movimento social autônomo, independente e suprapartidário que se organiza de forma horizontal (sem direções centralizadas) através de colegiado. O Encontro Nacional de Casas de Estudantes é a instância máxima de deliberação da SENCE (Secretaria Nacional de Casas de Estudantes), onde os(as) estudantes residentes se organizam para lutar por melhorias em suas moradias, por assistência estudantil e justiça social.
Porém, como moramos em um país de extensão continental e que possui uma cultura extremamente rica e diversa, a SENCE passou a organizar também encontros regionais (ERECE) para que as questões locais fossem discutidas e levadas ao encontro nacional. É no ERECE Centro Oeste que discutiremos questões pertinentes a realidade do Centro Oeste para levá-las de forma organizada e propositiva ao Encontro Nacional de Casas de Estudante - ENCE. 

OBJETIVOS

1. - OBJETIVOS GERAIS:

a - Discutir e exigir políticas voltadas para assistência estudantil no sentido de garantir moradia, educação, atendimento médico, odontológico, psico- pedagógico, cultura e lazer;
b - organizar ações que garantam estas reivindicações; e
c - agir, transformando a realidade.

2. - OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

a - Discutir as realidades das moradias estudantis do Centro Oeste do Brasil e meios que possibilitem a participação dos(as) residentes nos movimentos de casas de estudantes;
b - elaborar um plano estratégico de ação para o movimento de moradias fortalecendo, assim, sua organização;
c - discutir formas imediatas de ampliação da assistência;
d - discutir formas de construção, ampliação e manutenção de novas moradias;
f - estimular o debate contra as opressões e preconceitos;
g -aprofundar o debate a cerca das questões ambientais;
h - trocar experiências sobre problemas internos de cada moradia; e.
i – fortalecer a Secretaria Nacional de Casas de Estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário